• Ever wanted an RSS feed of all your favorite gaming news sites? Go check out our new Gaming Headlines feed! Read more about it here.

NSESN

▲ Legend ▲
Member
Oct 25, 2017
25,295
Surpreso, só que não.
Só gente tapada que não achava que o Moro era safado com todas aquelas manobras pra lá de suspeitos
É porque o outro lado era o Lula. Quando uma injustiça é feita com alguem que não inocente a maioria não liga
Enfim só espero que isso não faça os petistas criarem a narrativa de que o PT e o Lula não cometeram crimes. O Brasil precisa deixar o Lula para trás e ter um novo começo para a esquerda
 

StrayDog

Avenger
Jul 14, 2018
2,600
É porque o outro lado era o Lula. Quando uma injustiça é feita com alguem que não inocente a maioria não liga
Enfim só espero que isso não faça os petistas criarem a narrativa de que o PT e o Lula não cometeram crimes. O Brasil precisa deixar o Lula para trás e ter um novo começo para a esquerda

Bom agora fodeu geral porque agora ganharam munição para corroborar a devoção deles. O Lula é safado, se o MPF tivesse feito investigação bonitinha e na lei, iria mater o Lula preso mas como quiseram brincar de políticos agora tem chance do Lula ficar livre.
 

Sblargh

Member
Oct 25, 2017
3,926
Bom, defendi muito o Moro e a lava-jato nessa vida, mas agora se foi tudo.
Que esse julgamento sempre foi estranho, isso é óbvio, mas agora é uma piada. Não é um julgamento, foi uma brincadeirinha entre amigos usando recursos do Estado brasileiro.
Tem que ser anulado de imediato. A operação inteira. Até de gente como Cunha.

Bom agora fodeu geral porque agora ganharam munição para corroborar a devoção deles. O Lula é safado, se o MPF tivesse feito investigação bonitinha e na lei, iria mater o Lula preso mas como quiseram brincar de políticos agora tem chance do Lula ficar livre.

Exato. Eu tenho total confiança que o Lula é corrupto. Mas o juiz não deveria ter brincado de ser acusação ao mesmo tempo.
Nenhum julgamento dele vale nada. Não só sobre o Lula. Nenhum.
 

NSESN

▲ Legend ▲
Member
Oct 25, 2017
25,295
Entre o bonoro fazendo merda após merda e isso do lula, eu sinto que ele vai ser 100% eleito em breve. E quando tudo estourar de novo pro lado do pt vai surgir um novo bonoro, e vai ser um ciclo sem fim
Eu só queria que isso acabasse
 

Sblargh

Member
Oct 25, 2017
3,926
Essa semana vai ser uma daquelas semana de Brasil que a gente não sabe o que vai acontecer na política.
Pode dar nada, pode dar tudo, pode ser o início de algo.
Brasil é a novela que jamais acaba.
Brasileiro merece férias de ser brasileiro. Todo brasileiro deveria ter o direito de escolher um mês por ano pra ser de outro lugar.
 

Tomasoares

Member
Oct 28, 2017
4,498
A não ser que o Intercept tenha mais cartas na manga, acho muito difícil isso dar em alguma coisa.

Claro que vão usar isso para anular toda a operação e, sinceramente, acho que o Moro errou ao se comunicar com o Deltan, mas as próprias instâncias superiores confirmaram as sentenças dadas até aqui. Quem pode anular a porra toda é o STF, mas vai ser uma derrota de 6x5 ou mesmo 7x4.
 

Yuuber

Member
Oct 28, 2017
4,149
Bom agora fodeu geral porque agora ganharam munição para corroborar a devoção deles. O Lula é safado, se o MPF tivesse feito investigação bonitinha e na lei, iria mater o Lula preso mas como quiseram brincar de políticos agora tem chance do Lula ficar livre.

Ahhh, para. Tu achas mesmo que se tivessem provas contundentes da "corrupção" do Lula não a teriam usado? Impressionante como gostam de insistir na narrativa de que o Lula é chefe de quadrilha.

Se alguma coisa foi demonstrada nesse vazemento é de que a quadrilha opera de Curitiba.
 

SoundCheck

Avenger
Oct 27, 2017
2,489
A não ser que o Intercept tenha mais cartas na manga, acho muito difícil isso dar em alguma coisa.

Claro que vão usar isso para anular toda a operação e, sinceramente, acho que o Moro errou ao se comunicar com o Deltan, mas as próprias instâncias superiores confirmaram as sentenças dadas até aqui. Quem pode anular a porra toda é o STF, mas vai ser uma derrota de 6x5 ou mesmo 7x4.

Não importa a decisão dos tribunais superiores pq é caso de nulidade absoluta no juízo de origem. Suspeição do juiz e um bocado de princípios constitucionais violados (Paridade de armas, devido processo legal, juiz natural,etc).Se a defesa do Lula pedir uma Revisão criminal o recurso nem vai pro STF, se não me engano. Isso sem contar as outras mensagens que o intecept vai publicar que pode implicar gente maior.
 

NSESN

▲ Legend ▲
Member
Oct 25, 2017
25,295
Ahhh, para. Tu achas mesmo que se tivessem provas contundentes da "corrupção" do Lula não a teriam usado? Impressionante como gostam de insistir na narrativa de que o Lula é chefe de quadrilha.

Se alguma coisa foi demonstrada nesse vazemento é de que a quadrilha opera de Curitiba.
Não usam as provas do lula pq incriminariam gente que eles não querem, simples
Não é um caso simples de um lado tá certo e o outro tá errado. Enquanto o povo continuar pensando que existe um lado inocente na historia a gente vai continuar se fudendo
 

Tomasoares

Member
Oct 28, 2017
4,498
Não importa a decisão dos tribunais superiores pq é caso de nulidade absoluta no juízo de origem. Suspeição do juiz e um bocado de princípios constitucionais violados (Paridade de armas, devido processo legal, juiz natural,etc).Se a defesa do Lula pedir uma Revisão criminal o recurso nem vai pro STF, se não me engano. Isso sem contar as outras mensagens que o intecept vai publicar que pode implicar gente maior.

Entendi, vamos ver onde isso vai dar. Será que eles podem usar essas mensagens para suspender o processo?
Still, acho que o Intercept tem outras cartas na manga também.
 

Game Fan

Member
Oct 25, 2017
989
Brazil
José Padilha right now:

46482723-914713205554017-4832741937838555136-n-cke.jpg
 

SoundCheck

Avenger
Oct 27, 2017
2,489
Entendi, vamos ver onde isso vai dar. Será que eles podem usar essas mensagens para suspender o processo?
Still, acho que o Intercept tem outras cartas na manga também.

Em tese, as mensagens do intercept não podem ser utilizadas no processo por terem origem ilegal. Mas a defesa pode manobrar: denuncia o deltan por violação de sigilo, consegue as mensagens com o telegram de forma legal e a utiliza como prova emprestada no processo do Lula.
 

Old Luke

Member
Jul 20, 2018
490
Uma coisa é certa, a guerra de narrativas o Lula leva fácil.

Isso tende a criar uma narrativa bem forte para ele, ainda mais se o governo do Bolorô continuar fazendo merda e piorando. Daqui a pouco a saudades do painho e nostalgia dos anos 2000 vai começar a bater forte nas diversas camadas da população.
 

TimeFire

Avenger
Nov 26, 2017
9,625
Brazil
Em tese, as mensagens do intercept não podem ser utilizadas no processo por terem origem ilegal. Mas a defesa pode manobrar: denuncia o deltan por violação de sigilo, consegue as mensagens com o telegram de forma legal e a utiliza como prova emprestada no processo do Lula.

Provas ilícitas em favor do réu são aceitas. Só não pode ser usada para acusar.
 

Tomasoares

Member
Oct 28, 2017
4,498
Uma coisa é certa, a guerra de narrativas o Lula leva fácil.

Isso tende a criar uma narrativa bem forte para ele, ainda mais se o governo do Bolorô continuar fazendo merda e piorando. Daqui a pouco a saudades do painho e nostalgia dos anos 2000 vai começar a bater forte nas diversas camadas da população.

Acho que não muda muita coisa não nesse sentido. Só vai inflar o discurso de quem já era #LulaLivre. Quem continua achando o Lula corrupto vai continuar achando, mesmo que passe a concordar que a Lava Jato foi comprometida. Na prática vai acirrar mais ainda a polarização, o que é benéfico pro Lula e o Bolsonaro, pior para qualquer outra opção.
 

NSESN

▲ Legend ▲
Member
Oct 25, 2017
25,295
Acho que não muda muita coisa não nesse sentido. Só vai inflar o discurso de quem já era #LulaLivre. Quem continua achando o Lula corrupto vai continuar achando, mesmo que passe a concordar que a Lava Jato foi comprometida. Na prática vai acirrar mais ainda a polarização, o que é benéfico pro Lula e o Bolsonaro, pior para qualquer outra opção.
Exato, por isso que estou bem negativo quanto ao futuro, com o Lula preso o Bolsonaro perdia força porque não tinha alguem para antagonizar, agora com o Lula de volta no cenario ele vai usar o discurso que querem botar o lula de volta no poder para se manter lá, e vai funcionar
 

ZattMurdock

Banned
Oct 26, 2017
10,333
Earth 616
Bom, defendi muito o Moro e a lava-jato nessa vida, mas agora se foi tudo.
Que esse julgamento sempre foi estranho, isso é óbvio, mas agora é uma piada. Não é um julgamento, foi uma brincadeirinha entre amigos usando recursos do Estado brasileiro.
Tem que ser anulado de imediato. A operação inteira. Até de gente como Cunha.



Exato. Eu tenho total confiança que o Lula é corrupto. Mas o juiz não deveria ter brincado de ser acusação ao mesmo tempo.
Nenhum julgamento dele vale nada. Não só sobre o Lula. Nenhum.
Como alguém "de esquerda" que também defendeu a Lava-Jato, como jurista SEM ASPAS como o Lênio Streck (mesma alma mater), estou estarrecido. E quem acha que isso não vai ter consequências, mesmo que não imediatas, não está entendendo a gravidade da reportagem.
 

Sblargh

Member
Oct 25, 2017
3,926
Não sei medir consequência, mas que deveria ter deveria.
Mas a novela Brasil é sempre imprevisível.
 

Tomasoares

Member
Oct 28, 2017
4,498
Moro deu entrevista e falou que é normal juiz conversar com procurador, policial, advogado, etc, além de não confirmar que as mensagens são verdadeiras rsrs
 

ZattMurdock

Banned
Oct 26, 2017
10,333
Earth 616
Moro deu entrevista e falou que é normal juiz conversar com procurador, policial, advogado, etc, além de não confirmar que as mensagens são verdadeiras rsrs
Afirmação absolutamente insignificante e mais, incorreta de acordo com a lei, sobre a situação. Estão tentando gerir a crise que o vazamento causa, mas as consequências reais já começam a serem sentidas:





Processos ligados à lava-jato, incluindo os do Lula, por certo serão objetos de revisão criminal. Juiz orientando e indicando o que as partes do processo devem fazer é completamente vedado, seja para acusação ou defesa. É muito grave o vazamento.

 
Last edited:

NSESN

▲ Legend ▲
Member
Oct 25, 2017
25,295
Uma pergunta, caso seja nulo o processo ele recomeça né?
Pior caso seria todos esse politicos serem inocentados porque o Moro foi brincar de Deus
 

ZattMurdock

Banned
Oct 26, 2017
10,333
Earth 616
Uma pergunta, caso seja nulo o processo ele recomeça né?
Pior caso seria todos esse politicos serem inocentados porque o Moro foi brincar de Deus
Muitos dos processos que a operação lava-jato denunciou e que foram sentenciados, houve confissão. Esses não deverão ter alterações. A questão são os outros.

Essa reportagem pode te dar uma dimensão do que está acontecendo, e pelo visto os vazamentos recém começaram:

 

Tomasoares

Member
Oct 28, 2017
4,498
Pelo link que o Zatt mandou, um dos juristas fala:

"Outro criminalista, o advogado João Paulo Boaventura – sócio do escritório Boaventura Turbay Advogados –, concorda que pode haver base para pedidos de nulidade, mas a análise terá que ser feita sobre cada processo e cada réu. "Naqueles casos em que ficar provado que o juiz tenha aconselhado uma das partes, aí sim teríamos uma nulidade imediata. Mas não vejo, pelo menos com o que foi revelado até aqui, uma nulidade ampla, geral, da operação. Vai depender de cada caso", pondera Boaventura."

Ou seja, acredito que vai haver uma pressão maior em relação ao processo do Lula em si. O congresso e o senado, obviamente, vão fazer a festa para se blindarem.
 

ZattMurdock

Banned
Oct 26, 2017
10,333
Earth 616
Não é jurista. Também não sabe o que está falando, assim como o Mourão. Estaria absurdamente errado para os dois lados: se o Moro fizesse parte de grupo com um dos advogados de defesa e orientasse na condução da defesa, também tornaria o processo nulo. Querem fazer acreditar ser "marolinha", mas não é.
 

NSESN

▲ Legend ▲
Member
Oct 25, 2017
25,295
Muitos dos processos que a operação lava-jato denunciou e que foram sentenciados, houve confissão. Esses não deverão ter alterações. A questão são os outros.

Essa reportagem pode te dar uma dimensão do que está acontecendo, e pelo visto os vazamentos recém começaram:


Cara minha questão não é se vão ser nulos, mas o que acontece depois
 

DioMuller

Member
Oct 25, 2017
1,468
Brazil
Bem, pelo menos, nesse caso, as chances de Moro no STF vão pra zero, certo?

O pior de tudo isso é que vai dar uma vida nova ao lulismo e acabar com qualquer chance de termos uma esquerda pelo menos meio decente nas próximas eleições.
 

Cor

Member
Oct 25, 2017
1,463
O que acontece depois é que é calculada a prescrição em abstrato. Se o crime do qual o lula for acusado ja estiver prescrito, não é iniciado processo.

Sim, dá pra recomeçar o processo. Seria perda de tempo, ja que até gente aparentemente seca pra condenar não viu prova clara, mas daria. Se for seguir a constituição, lula sai pelo processo do triplex. O do sítio, se não tiver embasado fundamentalmente em prova emprestada, talvez sobreviva.
--
Por outro lado, tb ganha horrores de força a narrativa da ala do psl e pessoal ainda mais corrupto que o pt (que nunca foi o partido mais corrupto do país, embora figurasse proximo do topo) de que o judiciario tem que ser controlado. E nisso, claro que eles teriam, por vias tortas, o apoio do PT.
-
Bem, pelo menos, nesse caso, as chances de Moro no STF vão pra zero, certo?
se o lula continuar preso, duvide nada dele levar a cadeira. Pq foda-se
 

DioMuller

Member
Oct 25, 2017
1,468
Brazil
Por outro lado, tb ganha horrores de força a narrativa da ala do psl e pessoal ainda mais corrupto que o pt (que nunca foi o partido mais corrupto do país, embora figurasse proximo do topo) de que o judiciario tem que ser controlado. E nisso, claro que eles teriam, por vias tortas, o apoio do PT.

Puta merda, tem esse lado também. Ou seja, próxima eleição vai ser o mesmo chorume.



Não conhecia o termo, mas gostei, vou usá-lo no futuro.
 

Tomasoares

Member
Oct 28, 2017
4,498
Tiver que ler a matéria inteira rsrs
Acho que a própria matéria conclui bem isso tudo consultando os juristas:

Juristas ouvidos pelo Intercept disseram que a proximidade entre procuradores e juízes é normal no Brasil – ainda que seja imoral e viole o código de ética dos magistrados.

"Pela Constituição, o processo penal brasileiro é acusatório. Na prática, é inquisitivo", cravou Lenio Streck, advogado, jurista, pós-doutor em Direito e professor de Direito Constitucional na Unisinos, no Rio Grande do Sul. "O juiz acaba sendo protagonista do processo, age de ofício [ou seja, sem ser provocado por uma das partes], busca provas. Isso acaba fazendo com que o MP, também com postura inquisitiva, acabe encontrando um aliado estratégico no juiz. É um problema anterior, de que a Lava Jato é um sintoma."


Ou seja, não vai dar em nada. Mas pra mim rolou de fato uma colaboração entre o Moro e o Daltan, o que é imoral mas é comum no meio.
 

ZattMurdock

Banned
Oct 26, 2017
10,333
Earth 616
Tiver que ler a matéria inteira rsrs
Acho que a própria matéria conclui bem isso tudo consultando os juristas:

Juristas ouvidos pelo Intercept disseram que a proximidade entre procuradores e juízes é normal no Brasil – ainda que seja imoral e viole o código de ética dos magistrados.

"Pela Constituição, o processo penal brasileiro é acusatório. Na prática, é inquisitivo", cravou Lenio Streck, advogado, jurista, pós-doutor em Direito e professor de Direito Constitucional na Unisinos, no Rio Grande do Sul. "O juiz acaba sendo protagonista do processo, age de ofício [ou seja, sem ser provocado por uma das partes], busca provas. Isso acaba fazendo com que o MP, também com postura inquisitiva, acabe encontrando um aliado estratégico no juiz. É um problema anterior, de que a Lava Jato é um sintoma."


Ou seja, não vai dar em nada. Mas pra mim rolou de fato uma colaboração entre o Moro e o Daltan, o que é imoral mas é comum no meio.
Cara, vc não tá entendendo. Proximidade é sim normal, mas não orientação e direcionamento da acusação. Isso é gravíssimo e não é "normal", não.

E outra, mal começou:









Em resumo, a casa literalmente caiu.
 

Tomasoares

Member
Oct 28, 2017
4,498
Mas digo isso tendo como base o que o próprio Intercept disse consultando os juristas. Eu também não concordo que isso deveria ocorrer (juiz tem que ser imparcial, não deveria buscar provas, etc), mas é o padrão de como as coisas são conduzidas no BR, imoral mas não ilegal. Deve rolar no máximo um puxão de orelha nos procuradores e talvez no Moro (mas nem juíz ele é mais).

Politicamente o estrago mais ser bem maior, though. Lula deve ser solto (já que a Lava-Jato levantou a bola pro STF - que está julgando um dos inúmeros recursos) e os políticos certamente vão se blindar para não serem investigados.
 

ZattMurdock

Banned
Oct 26, 2017
10,333
Earth 616
Mas digo isso tendo como base o que o próprio Intercept disse consultando os juristas. Eu também não concordo que isso deveria ocorrer (juiz tem que ser imparcial, não deveria buscar provas, etc), mas é o padrão de como as coisas são conduzidas no BR, imoral mas não ilegal. Deve rolar no máximo um puxão de orelha nos procuradores e talvez no Moro (mas nem juíz ele é mais).

Politicamente o estrago mais ser bem maior, though. Lula deve ser solto (já que a Lava-Jato levantou a bola pro STF - que está julgando um dos inúmeros recursos) e os políticos certamente vão se blindar para não serem investigados.
Meu caro, com todo o respeito, como jurista, te digo que provavelmente está havendo alguma falta de interpretação da sua parte sobre o que os juristas estão falando para o Intercept e diversos dos mais respeitados portais de notícias do país.