Bard

Avenger
Oct 25, 2017
12,762
Nao que alguem leia isso, mas o Brazil ja foi moderador. Talvez tentem (isso eu digo os mods tentarem fazer nao voces) falar com ele e pedir pra ele ser algum tipo de moderador (heh) entre voces e a equipe de moderaçao assim como teve os threads que eram referentes a outras comunidades de minorias.
 
Last edited:

Marossi

Banned
Oct 25, 2017
3,997
E o foda, é que é assim, alguns problemas levantados não são pertinentes apenas aos mods (tipo o povo falando de invadir a Amazonia ou o uso de "pais de terceiro mundo/primeiro mundo") e sim também aos usuários, e nesse thread ai que me direcionaram, poucas pessoas vão visualizar o que está ocorrendo e entender a situação da gente estar indignado assim.
 

IzzyRX

Powered by Friendship™
Avenger
Oct 28, 2017
5,820
Estou zero surpreso com a moderação do site ignorando as threads e etc. Eu esperava que rolasse pelo menos uma solidariedade pelo tema, mesmo que seja um fórum focado nos EUA e adjacências, mas pelo visto, esperar simpatia por aqui. Uns usuários mexicanos também relataram que a moderação tem zero efeito pra eles, só contra.
 

Tomasoares

Member
Oct 28, 2017
4,790
Gringaiada é escrota e preconceituosa mesmo com quem quer que seja da AL, principalmente quando vai puxar uns assuntos mais sutis, como a questão da amazonia, ou simplesmente falar o quão ricos eles são (tipo o bicho ganhando anualmente 100k dólares e falando que não é rico), ou as vezes eles mandam "ah, mas você mora numa merda de país!"
 

Brazil

Actual Brazilian
Member
Oct 24, 2017
18,587
São Paulo, Brazil
Essa política de "não pode falar da moderação" sempre foi a parte mais esquisita e suspeita desse site. Pqp viu. Foda que é o único site "de esquerda" sobre videogames , não tem nem pra onde fugir
A questão é que se não houvesse essa regra, o site seria só isso. E é muita cobrança em cima de moderador que nem pago é. Nos primeiros meses do site, a gente chegou a testar uma aproximação mais clara com esse tipo de questão a nível público. Foi um inferno.

A solução é ter uma equipe de moderação mais diversa em todos os sentidos.

Mas enfim. Se alguém da equipe quiser conversar comigo sobre algo, eles sabem onde me achar.
 

IzzyRX

Powered by Friendship™
Avenger
Oct 28, 2017
5,820
Gringaiada é escrota e preconceituosa mesmo com quem quer que seja da AL, principalmente quando vai puxar uns assuntos mais sutis, como a questão da amazonia, ou simplesmente falar o quão ricos eles são (tipo o bicho ganhando anualmente 100k dólares e falando que não é rico), ou as vezes eles mandam "ah, mas você mora numa merda de país!"
Minha prima que mora no Canadá tem uns relatos interessantes, mas ela disse que em geral, os canadenses são bem mais 'ok' e geralmente mais respeitosos com a cultura alheia(tirando que tem toda aquela coisa da educação = distância), que as vezes rola um comentário bobo, mas nada ofensivo, que toda situação vexatória que ela passou, sempre foi com gente dos EUA.
 

TimeFire

Avenger
Nov 26, 2017
9,625
Brazil
A questão é que se não houvesse essa regra, o site seria só isso. E é muita cobrança em cima de moderador que nem pago é. Nos primeiros meses do site, a gente chegou a testar uma aproximação mais clara com esse tipo de questão a nível público. Foi um inferno.

A solução é ter uma equipe de moderação mais diversa em todos os sentidos.

Mas enfim. Se alguém da equipe quiser conversar comigo sobre algo, eles sabem onde me achar.

Faz sentido. O problema é quando tem assuntos como esse, parece que a moderação não quer nem saber. Acho que o que mais me deixa bolado é a falta de transparência.
 

ODD

Member
Oct 25, 2017
6,239
Se tu trocar esse homem por um boneco inflável, o resultado é o mesmo. O cara fala, promete, teoriza e não sai NADA.
Ou melhor, sai baboseira com dor de cotovelo de pobre pegando avião.
Conheço empresários que votaram no Bolsonaro por causa desse daí, hoje em dia todos amargos arrependidos.
tiniest_violin_song.mp3

A questão é que se não houvesse essa regra, o site seria só isso. E é muita cobrança em cima de moderador que nem pago é. Nos primeiros meses do site, a gente chegou a testar uma aproximação mais clara com esse tipo de questão a nível público. Foi um inferno.

A solução é ter uma equipe de moderação mais diversa em todos os sentidos.

Mas enfim. Se alguém da equipe quiser conversar comigo sobre algo, eles sabem onde me achar.
Não tá errado não. Eu já fui moderador de fórum, e mesmo sendo muito menor do que este, era um inferno. Não importa o que você faça ou deixe de fazer, sempre vai ter alguém pra usar isso contra você. Eu era muito de conversa, tentava sempre explicar o que eu estava fazendo e o porque, mas cheguei à conclusão de que moderação de fórum tem que passar o rodo sem dar satisfação mesmo, de preferência sendo invisível, sem ninguém saber quem é da equipe ou não.
 
Dec 4, 2017
11,483
Brazil
A questão é que se não houvesse essa regra, o site seria só isso. E é muita cobrança em cima de moderador que nem pago é. Nos primeiros meses do site, a gente chegou a testar uma aproximação mais clara com esse tipo de questão a nível público. Foi um inferno.

A solução é ter uma equipe de moderação mais diversa em todos os sentidos.

Mas enfim. Se alguém da equipe quiser conversar comigo sobre algo, eles sabem onde me achar.
Quando levei meu ban até pensei em te importunar mas aí lembrei que o site funciona de graça e que vocês provavelmente não ganham nada pra moderar e aí deixei quieto mesmo.

Acho muito positivo que o fórum tenha espaço pra entrar em contato e até fazer críticas construtivas, então meio que fico decepcionado com a reação da moderação e ao mesmo tempo pensando que mesmo assim ainda é melhor que muitos lugares.
 

Rosebud

Two Pieces
Member
Apr 16, 2018
44,768
Gringaiada é escrota e preconceituosa mesmo com quem quer que seja da AL, principalmente quando vai puxar uns assuntos mais sutis, como a questão da amazonia, ou simplesmente falar o quão ricos eles são (tipo o bicho ganhando anualmente 100k dólares e falando que não é rico), ou as vezes eles mandam "ah, mas você mora numa merda de país!"


'100k não é rico se vc tem padrão de vida alto e vive num lugar mt foda" é sempre engraçado de ler
 

Marossi

Banned
Oct 25, 2017
3,997
E nada de se comunicarem lá no tópico destinado a isso.

Eu gosto de tentar enxergar o lado dos mods, ainda mais com o relato do Brazil de como é ser mod mas sinceramente eu sinto muita falta de transparência e comunicação por parte deles.
 

FelipeMGM

#Skate4
Moderator
Oct 25, 2017
3,012
Fala galera, Felipe aqui

Desculpa a demora pra entrar e dar uma satisfação pra vcs, pessoalmente eu tava meio por fora nesses dias e o staff dos mods anda bem ocupado no geral.

Queria deixar claro que essa questão não ta sendo ignorada, e a gente está ativamente discutindo isso sim. Fiquem a vontade pra me contatar pra falar mais especificamente sobre a situção, seja por aqui ou por DM.
 

Rosebud

Two Pieces
Member
Apr 16, 2018
44,768
Fala galera, Felipe aqui

Desculpa a demora pra entrar e dar uma satisfação pra vcs, pessoalmente eu tava meio por fora nesses dias e o staff dos mods anda bem ocupado no geral.

Queria deixar claro que essa questão não ta sendo ignorada, e a gente está ativamente discutindo isso sim. Fiquem a vontade pra me contatar pra falar mais especificamente sobre a situção, seja por aqui ou por DM.

Valeu por passar aqui :)

Eu já usei a expressão "terceiro mundo" sem saber sobre a origem, então não posso falar sobre isso. Mas pessoas implicando que "machismo aí só existe pq o país é ruim" me deixou tipo

AnimatedFairBear-small.gif
 

Marossi

Banned
Oct 25, 2017
3,997
Nem sabia que ResetERA tinha mod brasileiro alem do ex-mod Brazil, fico feliz em saber disso.

Mas enfim, não quero falar por TODOS da comunidade brasileira, mas acho que podemos concordar que a maioria aqui do BrazilERA está insatisfeito com a moderação em tópicos pertinentes ao Brasil, como demonstrado nesse ultimo caso do tópico lá do Xbox Brasil. Existe um histórico muito grande de tipos de posts sendo "passado pano", que reinforça o uso de vocabulários xenofóbicos e pensamentos que propaga imperialismo, é fácil de ver isso sempre quando algum tópico sobre a Amazônia aparece e começa a ter uma retórica de "invadir o Brasil para remover o controle da Amazônia deles" (primeiro que esse tipo de pensamento é que faz com que países em desenvolvimento continuem em desenvolviment, e segundo que está insinuando que os países desenvolvidos não vão capitalisar até o cu isso e acabar com a floresta do mesmo jeito)

E já que utilizei o termo "países desenvolvidos", tem uma discussão enorme a ser dita sobre o uso do vocabulário de "países de primeiro mundo/terceiro mundo" e "América" referindo-se aos Estados Unidos, que está sempre sendo passado pano, especialmente nesse ultimo tópico da Xbox Brasil, onde uma pessoa fala mal da cultura Gamer ™ de "terceiro mundo".

Eu jamais vou conseguir explicar de forma tão clara como essa matéria (em inglês, feita para trazer consciência) o porque o uso desse vocabulário é preconceituoso e prejudica a todos nós, não apenas brasileiros, mas todos que moram em países em desenvolvimento, o porque do uso da palavra "países de primeiro mundo/terceiro mundo" implica uma hierarquia de que existe o melhor e o pior, o maior e o menor, etc.

Existe bem mais conotações em relação ao emprego dessas palavras que eu não conseguiria explicar muito bem aqui no post mas que são explicadas muito bem nessa matéria que eu linkei, e acho que ninguém estaria de desacordo de uma "General Guidelines" sempre quando houver um tópico relacionado aos países em desenvolvimento, não só aos empregos das palavras mas também a toda retórica imperialista e xenofóbica que muitas vezes são postadas por pessoas que moram em países desenvolvidos e a moderação sempre olha pro lado.

Acho que é tudo isso que eu tinha a dizer, quem quiser adicionar mais coisas, sintam-se a vontade.

Aproveitando que está por aqui, existe a possibilidade de verificar o ban do Landford? Estive em conversa com ele no Discord e ele sinceramente não se importa de ter sido banido por "mod-whining", porque está nas regras, mas ele ficou bastante incomodado pelo "History of racism, sexism and transphobia", ainda mais com relatos de outros membros de ele não exibir essas características.
 
Last edited:

TimeFire

Avenger
Nov 26, 2017
9,625
Brazil
Nem sabia que ResetERA tinha mod brasileiro alem do ex-mod Brazil, fico feliz em saber disso.

Mas enfim, não quero falar por TODOS da comunidade brasileira, mas acho que podemos concordar que a maioria aqui do BrazilERA está insatisfeito com a moderação em tópicos pertinentes ao Brasil, como demonstrado nesse ultimo caso do tópico lá do Xbox Brasil. Existe um histórico muito grande de tipos de posts sendo "passado pano", que reinforça o uso de vocabulários xenofóbicos e pensamentos que propaga imperialismo, é fácil de ver isso sempre quando algum tópico sobre a Amazônia aparece e começa a ter uma retórica de "invadir o Brasil para remover o controle da Amazônia deles" (insinuando que os países desenvolvidos não vão capitalisar até o cu isso e acabar com a floresta do mesmo jeito)

E já que utilizei o termo "países desenvolvidos", tem uma discussão enorme a ser dita sobre o uso do vocabulário de "países de primeiro mundo/terceiro mundo" e "América" referindo-se aos Estados Unidos, que está sempre sendo passado pano, especialmente nesse ultimo tópico da Xbox Brasil, onde uma pessoa fala mal da cultura Gamer ™ de "terceiro mundo".

Eu jamais vou conseguir explicar de forma tão clara como essa matéria (em inglês, feita para trazer consciência) o porque o uso desse vocabulário é preconceituoso e prejudica a todos nós, não apenas brasileiros, mas todos que moram em países em desenvolvimento, o porque do uso da palavra "países de primeiro mundo/terceiro mundo" implica uma hierarquia de que existe o melhor e o pior, o maior e o menor, etc.

Existe bem mais conotações em relação ao emprego dessas palavras que eu não conseguiria explicar muito bem aqui no post mas que são explicadas muito bem nessa matéria que eu linkei, e acho que ninguém estaria de desacordo de uma "General Guidelines" sempre quando houver um tópico relacionado aos países em desenvolvimento, não só aos empregos das palavras mas também a toda retórica imperialista e xenofóbica que muitas vezes são postadas por pessoas que moram em países desenvolvidos e a moderação sempre olha pro lado.

Acho que é tudo isso que eu tinha a dizer, quem quiser adicionar mais coisas, sintam-se a vontade.

Aproveitando que está por aqui, existe a possibilidade de verificar o ban do Landford? Estive em conversa com ele no Discord e ele sinceramente não se importa de ter sido banido por "mod-whining", porque está nas regras, mas ele ficou bastante incomodado pelo "History of racism, sexism and transphobia", ainda mais com relatos de outros membros de ele não exibir essas características.

Esse post basicamente falou tudo que eu queria falar.

Valeu por passar aqui, FelipeMGM, é bom se sentir ouvido
 

Marossi

Banned
Oct 25, 2017
3,997
"multiple serious bans related to sexism, racism and transphobia"
Não sinceramente, isso se deve a moderação julgar (ainda mais que é impossível a gente ver o histórico de posts dele), só fiz um apelo para a moderação verificar essa questão porque o mesmo usuário ficou muito incomodado com isso, ele já disse que não se importa de ter sido banido por "mod-whining".

Agora eu fico muito incomodado dele ter sido banido por aquele post em sí e não a pessoa com uma generalização super inflamatória que recebeu o "ele mora em país de terceiro mundo" passe.
 

Platy

Member
Oct 25, 2017
28,131
Brazil
reclamaram do ban em si. n sei se alguem parou pra ver o historico da postagem dele(n chequei tbm)
Agora eu fico muito incomodado dele ter sido banido por aquele post em sí e não a pessoa com uma generalização super inflamatória que recebeu o "ele mora em país de terceiro mundo" passe.

é pq ele não foi banido SÓ por isso

não é cristianismo que depois que vc fez merda é só se arrepender e seus pecados são perdoados =P

Aqui é mais carteira de habilitação que cada merda soma pontos e sim, uma micro infração pode fazer vc perder a carteira
 

Dio

Member
Oct 25, 2017
8,124
é pq ele não foi banido SÓ por isso

não é cristianismo que depois que vc fez merda é só se arrepender e seus pecados são perdoados =P

Aqui é mais carteira de habilitação que cada merda soma pontos e sim, uma micro infração pode fazer vc perder a carteira
não discordo disso não. bem capaz de ter sido isso. Entretanto, não explica o fato de que é aquele ban de mod whining justificado(o whining em si), mas encontraram coisa pra justificar...e não fizeram nada com o pessoal xenofobo na mesma thread.
 

Platy

Member
Oct 25, 2017
28,131
Brazil
Traduzi o meu post acima em inglês no tópico de discussões construtivas para que outros mods e usuários pudessem enxergar a situação



acho que tb tem o problema de que vcs tão se focando muito na terminologia e pouco no fato do cara ter implicado que misoginia e abuso era algo natural da america do sul.

Existe o problema de usar a N word pra falar de negros, mas o problema se agrava 30x se vc usar para querer dizer que todo negro é ladrão, entende ?
 

Marossi

Banned
Oct 25, 2017
3,997
acho que tb tem o problema de que vcs tão se focando muito na terminologia e pouco no fato do cara ter implicado que misoginia e abuso era algo natural da america do sul.

Existe o problema de usar a N word pra falar de negros, mas o problema se agrava 30x se vc usar para querer dizer que todo negro é ladrão, entende ?
Boa, tem essa também. Vou editar o post e inserir no parágrafo que falo desse caso.

Meu, aquela generalização é tão inflamatória que, de tanta coisa, algumas acabam passando pela cabeça.
 

Marossi

Banned
Oct 25, 2017
3,997
Resposta do admin:


Alright so after looking into this what happened was that when the report was processed we noted that the poster was from a Spanish-speaking South American country. We consulted with South American staff and determined that "third world" in Spanish is one of the terms used and usually doesn't have the same connotations you've linked there (we are aware of those). This is why we did not take action at the time. It didn't seem malicious.

If this was some United States poster with English as a first language I can promise you it would've been a very serious ban, maybe permanent. That wasn't the case here. This wasn't imperialism or xenophobia.

After further consideration though we agree that it's a poster's responsibility to make sure that they do not offend, and that language barriers can't excuse the generalizations. There wasn't a Brazilian mod available at the time, but we've consulted with one now, and a ban has been applied to the "third world" post. We also apologize for repeating the term in the alert messages, that was absolutely a mistake and will not happen again.

We don't normally do any ban relitigation in this thread, but these are unusual circumstances so I'll just say that because we decided to take action on the original post, we'll take another look at Langford's ban length. If you have more questions about this please PM me and I'll be happy to answer.


It looks like the rainforest thread was from last year, and as far as we can tell there's only one post in there suggesting an invasion. That post was never reported, and so it was never flagged for moderation. The only post reported in that thread was for something unrelated. This doesn't mean that we don't think there was a problem or that we don't need more Brazilian perspectives on the team, I just want to explain what happened there.

In fact I want to add that we recognize that this illustrates why we need to have more Brazilian staff (and more South American staff generally). We've been working on this. We were actually already in the process of bringing another Brazilian moderator on board which will hopefully help with future reports.
 
Dec 4, 2017
11,483
Brazil
ESPERA

vcs tão reclamando do ban do cara do "multiple serious bans related to sexism, racism and transphobia" ?
Olha, eu to conversando com ele agora e acho assim, eu já me ferrei aqui uma vez por ter traduzido errado uma coisa por exemplo e todo achou que eu tava xingando um cara, então pelo menos dar um espaço pra pessoa explicar seria justo:
Os meus bans foram: Racismo: Falar que uma thread da Lana Del Rey era clickbait porque o titulo da thread era "LANA DEL REY ATACA MULHERES DE COR"[20:12]
Transfobia: Falar numa thread da Contrapoints que quem quisesse criticar ela deveria pelo menos ver o video que ela tinha feito
[20:13]
Machismo: Falar que não gostava da vibe da "Girlfriend Reviews" dela ser a tipica namorada "Burra que não entende nada de coisas complicadas, o namorado que tem que explicar" (Literalmente o oposto de ser misógino.)
[20:13]
O resto foi só mod winning porque como você sabe, ninguem se importa com o Brasil.
Eu não me importo de ser perma ban por mod whining
[20:17]

É errado
[20:17]
Mas é as regras do negocio que eles deixaram claro
[20:18]
Agora ser posto de preconceituoso (Pior, literalmente todos os tipos de preconceito) é foda.

Não queria prejudicar ninguem (Eu nem queria que fossem tipo, revogar meu ban, tranquilo em relação a isso, só a questão do preconceito que é foda, porque é mentira.)
Eu entendo que se tratando de homofobia, transfobia, racismo e machismo, qualquer ataque as minorias, é melhor errar pesando a mão do que deixando passar


Agora voltando ao que você disse, eu fiquei irritado porque pareceu que a gente nem poderia criticar o que a moderação tava fazendo. Ok, a ficha dele é corrida mas todo mundo ali tava reclamando junto do assunto.
 
Last edited:
Dec 4, 2017
11,483
Brazil
Mudando de assunto, esse negócio + o caso do robinho mas a galera nos grupos de Playstation no FB atacando a Sony pelo tema de BLM + o fato do Bolsonaro emplacar um novo ministro no supremo tava tirando minha paz
parece que tudo só piora e as pessoas se tornam mais escrotas ao invés de menos
 

FelipeMGM

#Skate4
Moderator
Oct 25, 2017
3,012
Valeu por ter trago o post pra cá Haee

Acho que é bacana deixar claro também que eu credito um bocado dessa demora a alguma ação ter sido tomada a mim também. Por se tratar de algo relacionado ao Brasil eu deveria ter me lembrando de continuar prestando atenção naquela thread, mas nos últimos dias dei apenas passadas rápidas no forum.

Pra evitar coisas do tipo no futuro, ta rolando sim uma expansão da equipe de mods. Um novo mod do Brasil vai começar a atuar em breve, e existe uma busca pra crescer o número de mods da america latina no geral.
 

Rosebud

Two Pieces
Member
Apr 16, 2018
44,768
Mudando de assunto, esse negócio + o caso do robinho mas a galera nos grupos de Playstation no FB atacando a Sony pelo tema de BLM + o fato do Bolsonaro emplacar um novo ministro no supremo tava tirando minha paz
parece que tudo só piora e as pessoas se tornam mais escrotas ao invés de menos

FB é o paraíso da direita. Eu uso muito o Era pq é o único lugar que eu sei que posso entrar em qualquer thread sem ver nenhum tipo de intolerância (ou se tiver, é banido na hora)

Quem aqui lembra do forum UOL? era bizonho
 

Marossi

Banned
Oct 25, 2017
3,997
Valeu por ter trago o post pra cá Haee

Acho que é bacana deixar claro também que eu credito um bocado dessa demora a alguma ação ter sido tomada a mim também. Por se tratar de algo relacionado ao Brasil eu deveria ter me lembrando de continuar prestando atenção naquela thread, mas nos últimos dias dei apenas passadas rápidas no forum.

Pra evitar coisas do tipo no futuro, ta rolando sim uma expansão da equipe de mods. Um novo mod do Brasil vai começar a atuar em breve, e existe uma busca pra crescer o número de mods da america latina no geral.
Bacana, acontece mt de a gente ver comentário xenofóbico ou imperialista em alguns tópicos pertinentes ao Brasil e a gente acaba sempre comentando por aqui. É muito bom ter alguém aqui no tópico para ajudar a gente nesses tipos de coisa.

Pode ter certeza que ainda vai vir muita xenofobia e imperialismo para frente em relação ao Brasil, ainda mais com o governo desses queimando a Amazonia. Esperamos que realmente a moderação tenha isso em mente para futuros tópicos e não aconteça de passar uns 6 meses e pessoas mandando coisas xenofóbicas ou imperialistas saindo impunes.
 
Last edited:

Favi

One Winged Slayer
Member
Oct 25, 2017
2,031
Sim. Em literalmente todo assunto, por mais absurdo que pareça, terá alguém no Facebook e outros sites defendendo. E isso não veio com o Bolsonaro, apenas ficou mais visível com ele.

Ótima resposta. Demorou mas isso me dá mais esperança com a moderação aqui.

E também achei o ban do Landford super exagerado, mas não sou eu quem decido essas coisas (graças a Deus).
 

Rosebud

Two Pieces
Member
Apr 16, 2018
44,768
Bacana, acontece mt de a gente ver comentário xenofóbico ou imperialista em alguns tópicos pertinentes ao Brasil e a gente acaba sempre comentando por aqui. É muito bom ter alguém aqui no tópico para ajudar a gente nesses tipos de coisa.

Pode ter certeza que ainda vai vir muita xenofobia para frente em relação ao Brasil, ainda mais com o governo desses queimando a Amazonia.

Eu até acho que devem colocar pressão no Brasil pra pararem de queimar a floresta, é um absurdo. Mas falar em invadir/sanções só vai ferrar o povo e é mt sem noção
 

Marossi

Banned
Oct 25, 2017
3,997
Eu até acho que devem colocar pressão no Brasil pra pararem de queimar a floresta, é um absurdo. Mas falar em invadir/sanções só vai ferrar o povo e é mt sem noção
Sim, exatamente. Eu também acho isso. Mas sério, se os ultimos tópicos sobre isso foi alguma coisa, é que tem gente de países desenvolvidos que só conseguem pensar em "invadir" ou algo do tipo e que não tem nenhuma outra maneira.
 

TimeFire

Avenger
Nov 26, 2017
9,625
Brazil
Sim, exatamente. Eu também acho isso. Mas sério, se os ultimos tópicos sobre isso foi alguma coisa, é que tem gente de países desenvolvidos que só conseguem pensar em "invadir" ou algo do tipo e que não tem nenhuma outra maneira.

O pensamento colonialista/imperalista é muito enraizado lá fora. (E até aqui dentro também na real, já vi brasileiro pedindo pra sermos invadidos) Os EUA pagam de polícia mundial já fazem algumas décadas afinal
 
Dec 4, 2017
11,483
Brazil
Eu acho graça quando os filmes/séries sempre colocam a frase pros presidentes americanos recém empossados:
"Você é o lider do mundo mundo livre"
Na verdade da uma vontade de arregalar os olhos que provavelmente faria eles cairem
Dia desses eu vi um meme zuando que muitas pessoas que nunca saíram nem do próprio estado ficam falando que os EUA são o melhor país do mundo.

O bernie tá sempre dizendo que EUA são o país desenvolvido mais pobre por tantas questões sociais não resolvidas e concentração de renda. Deve ser por isso que os republicanos odeiam o cara, não gostam de ter manchada essa visão de que são superiores.
 

Rosebud

Two Pieces
Member
Apr 16, 2018
44,768
Eu acho graça quando os filmes/séries sempre colocam a frase pros presidentes americanos recém empossados:
"Você é o lider do mundo mundo livre"
Na verdade da uma vontade de arregalar os olhos que provavelmente faria eles cairem
Dia desses eu vi um meme zuando que muitas pessoas que nunca saíram nem do próprio estado ficam falando que os EUA são o melhor país do mundo.

O bernie tá sempre dizendo que EUA são o país desenvolvido mais pobre por tantas questões sociais não resolvidas e concentração de renda. Deve ser por isso que os republicanos odeiam o cara, não gostam de ter manchada essa visão de que são superiores.

Ano passado eu tive um ataque de bronquite horrível em uma cidade que nunca tinha ido. Fui no hospital, em meia hora fiz inalação, tomei remédio na veia e saí com receita sem pagar um centavo.

Sei que o SUS não é perfeito, mas eu não troco essa paz por nada.